
Ainda estamos em 2025, mas o ciclo olímpico já começou. Portanto, atletas e equipes de todo o mundo buscam confirmar a vaga e chegar bem nos Jogos de Los Angeles 2028.
As fases de preparação dos atletas têm peso nas projeções, e o ciclo olímpico é um dos muitos fatores considerados por casas de apostas nas análises, refletindo o momento de cada competidor. Saiba quando apostar e quando parar.
As Olimpíadas são muito mais do que uma competição esportiva, pois se tornam um espetáculo global que celebra o talento, a superação e o espírito humano a cada quatro anos.
Dessa forma, em cada edição os melhores atletas do mundo se reúnem em busca de um mesmo objetivo: conquistar a tão sonhada medalha olímpica. Após cada evento, muitos chegam ao objetivo, formando assim um legado.
Os maiores medalhistas olímpicos
Ao longo da história, alguns nomes se destacaram não apenas por suas vitórias, mas pela constância com que subiram ao pódio em Jogos Olímpicos. Nessa linha, temos atletas de peso e um top 10 bem interessante.
Na lista dos maiores medalhistas, são sete homens e apenas três mulheres. Outro ponto é que são cinco atletas de ginástica, contra dois da natação, um do atletismo, um da esgrima e um da canoagem.
O líder é a lenda, Michael Phelps, atleta do Comitê Olímpico dos EUA, que brilhou em cinco edições dos Jogos Olímpicos e ocupa o posto de atleta mais vencedor da história. São 10 medalhas a mais que Larissa Latynina, segunda colocada. Além disso, contando apenas as medalhas de ouro de Phelps, ele já estaria no topo. Confira o ranking:
- Michael Phelps (EUA, natação): 28 medalhas (23 ouros/três pratas/dois bronzes)
- Larissa Latynina (URSS, ginástica): 18 medalhas (nove ouros/cinco pratas/quatro bronzes)
- Nikolai Andrianov (URSS, ginástica): 15 medalhas (sete ouros/cinco pratas/três bronzes)
- Boris Shakhlin (URSS, ginástica): 13 medalhas (sete ouros/quatro pratas/dois bronzes)
- Edoardo Mangiarotti (Itália, esgrima): 13 medalhas (seis ouros/cinco pratas/dois bronzes)
- Takashi Ono (Japão, ginástica): 12 medalhas (cinco ouros/quatro pratas/quatro bronzes)
- Paavo Nurmi (Finlândia, atletismo): 12 medalhas (nove ouros/três pratas)
- Birgit Fischer (Alemanha, canoagem): 12 medalhas (oito ouros/quatro pratas)
- Sawao Kato (Japão, ginástica): 12 medalhas (oito ouros/três pratas/um bronze)
- Jenny Thompson (EUA, natação): 12 medalhas (oito ouros/três pratas/um bronze)
Os brasileiros com mais medalhas
O Time Brasil está construindo a sua trajetória nos Jogos Olímpicos, investindo cada vez mais em esportes variados. Dessa forma, o país já colhe frutos e tem atletas de peso na história das Olimpíadas.
No Top 5 dos maiores vencedores brasileiros na competição, dois nomes surgem com potencial para aumentar o número de conquistas, já que devem estar presentes em Los Angeles 2028. Trata-se de Rebeca Andrade, líder do ranking, e Isaquias Queiroz, quarto colocado, esperanças do país para o próximo evento.
Confira os cinco brasileiros com mais medalhas em Olimpíadas:
- Rebeca Andrade (Ginástica Artística) – 6 medalhas (2 ouros, 3 pratas, 1 bronze)
- Robert Scheidt (Vela) – 5 medalhas (2 ouros, 2 pratas, 1 bronze)
- Torben Grael (Vela) – 5 medalhas (2 ouros, 1 prata, 2 bronzes)
- Isaquias Queiroz (Canoagem) – 5 medalhas (1 ouro, 3 pratas, 1 bronze)
- Serginho (Vôlei) – 4 medalhas (2 ouros, 2 pratas)
Deixe um comentário